Lílite, Sátiro
Lílite, Sátiro

 

LÍLITE, SÁTIRO

1. Lílite é conhecida como um demônio feminino e como tendo sido a primeira mulher de Adão antes de Eva. 

2. Mas quais seriam as FONTES antigas, ou seja, quais seriam os ESCRITOS antigos que falam sobre Lílite? 

3. Para este estudo, eu utilizei o livro da doutora Barbara Black Koltuv. Depois eu dou mais detalhes sobre ela. 

4. De acordo com a doutora Barbara Koltuv, as narrativas sobre Lílite aparecem: 

Na Bíblia

No Talmud Babilônico

No Livro do Zohar

No Alfabeto Ben Sirá

E em uma Tabuleta Suméria

 

LÍLITE NA BÍBLIA

5. Na Bíblia, Lílite é mencionada apenas na passagem em Isaías 34:14 e esse trecho traz poucas informações sobre Lílite. (Leia o texto interlinear)

6. A Bíblia de Jerusalém e a Bíblia TEB trazem em sua tradução a palavra Lílite.

Na Bíblia de Estudo de Genebra, a qual traz a tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, a palavra hebraica Lílite foi traduzida por fantasma, mas a nota de rodapé explica que a palavra que se encontra no texto hebraico é Lílite.

7. Esse verso de Isaías 34:14 diz: "E encontrarão as MARTAS ("TSIY" H6729) com as HIENAS ("IY" H338) e o SÁTIRO ("SA'IYR" H8163) para seu companheiro gritará; também ali repousará a LÍLITE ("LILITH" H3917) e encontrará para si repouso". (Leia o texto interlinear)

8. Na Vulgata Latina, que é uma tradução antiga para o Latim, nesse verso é dito que os demônios se encontram e a palavra Lílite é traduzida como LAMIA. (Leia a Vulgata)

9. No comentário do muito conhecido rabino Shlomo Yitzhaki, mais conhecido como "Rashi", no comentário sobre Isaías 34:14, o rabino Rashi diz que SÁTIRO e LÍLITE são demônios e diz que LÍLITE é um demônio feminino. Você pode ler esse comentário do rabino Rashi, em inglês, no site judaico: www.chabad.org/library/bible

10. Com relação à palavra SÁTIRO, no texto hebraico, se refere à palavra "SA'IR (H8163)"; segundo a Concordância de James Strong, "SA'IR" pode ter o sentido de "peludo", como em Gênesis 27:11 e pode ter o sentido de "bode", como na passagem sobre os dois bodes, um bode para Deus e outro para Azazel (Levítico 16:8-10) e também com o sentido de ÍDOLO EM FORMA DE BODE (Levítico 17:7 - 2Crônicas 11:15).

11. Há quem entenda na Bíblia pode-se perceber que Lílite foi a primeira mulher de Adão antes de Eva, baseando-se no seguinte:

12. Em Gênesis existem duas narrativas sobre a criação do homem e da mulher. Em Gênesis 1:26-30 e em Gênesis 2:20-25.

13. Em hebraico, a palavra mulher é ISHAH (H802) e a palavra homem é ISH (H376).

14. Na segunda passagem, no verso 23 (Gênesis 2:23), é dito, no hebraico, que a ISHAH foi tirada do ISH, ou seja, é dito que a MULHER foi tirada do HOMEM.

O verso diz "e disse Adão: "Esta agora (é) osso de meus ossos e carne da minha carne. Ela se chamará mulher, pois do homem foi tirada". (Veja o texto interlinear).

15. Há quem entenda que o trecho que diz "esta agora é osso de meus ossos" significa que Adão tinha uma mulher anterior a Eva, a qual não era osso de seus ossos; também há quem chegue a conclusão de que tal mulher anterior a Eva se refere à Lílite.

16. CONCLUSÃO: SE nos basearmos APENAS pela Bíblia, a Bíblia NÃO possui detalhes suficientes para chegarmos a essa conclusão de que Adão teve uma mulher antes de Eva NEM que tal mulher fosse a Lílite, pois, na Bíblia, a palavra Lílite aparece APENAS em Isaías 34:14, com poucas informações.

 

LÍLITE NO TALMUD BABILÔNICO

17. O Talmude é um conjunto de escritos judaicos antigos. Existem dois Talmudes: o Talmude de Jerusalém e o Talmude Babilônico. O Talmud Babilônico é o mais importante.

18. O Talmude é composto por duas partes: uma parte é chamada de Mishná e outra parte se chama Gemará.

19. De acordo com o judaísmo, a Mishná é a Lei Oral, a qual precisou ser escrita por volta do ano 200 d.C. pelo rabino Judá ha-Nasi.

20. A Gemará são comentários sobre a Lei Oral, ou seja, a Mishna. (MILLER e HUBER, 2006, p.114-115)

21. No Talmude Babilônico, em nenhuma PASSAGEM, Lilite é mencionada como mulher de Adão.

22. O Talmude Babilônico é dividido em seis ORDENS e cada ordem é dividida em TRATADOS.

23. Na ordem Moed, tratado de Eruvim, página 18b, é dito que Adão, após ser expulso do Éden, ocorreu um período de 130 anos, no qual do sêmen de Adão foram gerados demônios masculinos e demônios femininos. O rabino Meir explica que essa inseminação foi feita sem a permissão de Adão. (KOLTUV, 2017, p.12).

24. Na ordem Tehorot, no tratado de Niddah, página 24b, mostra que Lílite tem asas. (KOLTUV, 2017, p.11).

25. Na ordem Moed, no tratado de Shabbat, página 151b, é dito que Lílite pode ter relações sexuais com os homens (KOLTUV, 2017, p.12).

26. Na ordem Nezikin, no tratado de Baba Batra, página 73a, fala-se sobre um filho de Lilite chamado Hormin (KOLTUV, 2017, p.146).

27. Na ordem Moed, no tratado de Eruvim, página 100b, fala-se sobre os cabelos longos de Lílite (KOLTUV, 2017, p.11).

 

LÍLITE NO ALFABETO BEN SIRA

28. O Alfabeto Ben Sira é a mais antiga narrativa sobre Lílite.

29. É no Alfabeto Ben Sira que encontramos uma narrativa que diz que Lílite foi a primeira mulher de Adão e é dito que eles brigavam muito.

30. É dito que Lílite começou a voar pelo mundo e passou a viver nas margens do Mar Vermelho e começou a ter relações sexuais com demônios, gerando bebês demônios. (KOLTUV, 2017, p. 39,40).

 

LÍLITE NO ZOHAR

31. A palavra Zohar significa esplendor.

O Zohar é um conjunto de livros judaicos cabalísticos do século 13.

O Zohar é a obra que mais fala sobre Lílite. (KOLTUV, 2017, p. 9).

32. No livro três, página 19a, é dito que Lílite foi a primeira mulher de Adão (KOLTUV, 2017, p. 26,27).

33. No livro um, página 19b, mostra que Lílite mata bebês (KOLTUV, 2017, p. 37).

34. No livro um, página 148a, mostra que Lílite é a esposa de Samael, rei dos demônios (KOLTUV, 2017, p. 22,23).

35. No livro três, página 76b, mostra que Lílite e Eva tiveram relações sexuais com a serpente (KOLTUV, 2017, p. 103).

 

LÍLITE NA TABULETA SUMÉRIA

36. Em uma tabuleta da Suméria, encontramos a narrativa de Gilgamesh na qual se fala sobre Lílite fugindo para regiões desérticas (KOLTUV, 2017, p.46).

 

CONCLUSÃO 

37. Essas informações, além de serem encontradas neste livro da doutora Bárbara Koltuv, também podemos encontrar informação sobre Lílite, em inglês, no site da Livraria Virtual Judaica (www.jewishvirtuallibrary.org) e na Enciclopédia Judaica online (www.jewishencyclopedia.com).

Basta abrir a página e digitar no campo de busca, em inglês, as palavras LILITH e SATYR e Alphabet of Ben Sira.

38. Bárbara Black Koltuv é doutora em Psicologia pela Universidade de Colúmbia. A doutora Barbara Koltuv segue a linha teórica do psicanalista suíço Carl Jung, o qual viveu no mesmo tempo do psicanalista Freud. Essa linha teórica trabalha bastante com simbologias, com crenças.

 

FONTE BIBLIOGRÁFICA

CONCORDÂNCIA DE JAMES STRONG ONLINE.

(www.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm)

KOLTUV, Bárbara Black. O Livro de Lilith. Editora Cultrix, 2017. 

MILLER, Stephen M; HUBER, Robert V. A Bíblia e Sua História. Editora SBB, 2006.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



Total de visitas: 1850